
Autora: Ana Rapha Nunes
Editora: Editora InVerso
Ano: 2016
Sinopse: Mariana é uma menina que vive em uma pequena cidade de Minas Gerais. Passa os seus dias rodeada pela natureza, subindo em árvores, pegando fruta no pé, observando o pôr-do-sol, aproveitando as alegrias da infância. Vai crescendo e sonhando com o mar…
No entanto, nem tudo são flores no caminho da menina, que terá de largar sua terra natal e ir com os pais para a cidade de Mariana. Lá surgirão novos amigos, florescerão descobertas e o seu primeiro amor. Mas um mar de lama atravessará o seu destino.
A coragem e a determinação serão fundamentais para Mariana que se vê obrigada a crescer de uma hora para outra. Em poucos minutos, a sua vida e a de tanta gente irão virar de cabeça para baixo. O que fará Mariana diante desse novo universo?
No entanto, nem tudo são flores no caminho da menina, que terá de largar sua terra natal e ir com os pais para a cidade de Mariana. Lá surgirão novos amigos, florescerão descobertas e o seu primeiro amor. Mas um mar de lama atravessará o seu destino.
A coragem e a determinação serão fundamentais para Mariana que se vê obrigada a crescer de uma hora para outra. Em poucos minutos, a sua vida e a de tanta gente irão virar de cabeça para baixo. O que fará Mariana diante desse novo universo?
"Bebeto sabia a dor que era não ter pai. Aos nove anos de idade, perdera o seu, num acidente terrível. Nunca mais vira aqueles belos olhos chegarem em casa, com o pacote de pão nas mãos, no final de tarde. A voz dele até hoje ecoa pela casa. Foi muito difícil, é muito difícil.
Quando chegam as datas especiais, é ainda pior. Todos os dias dos pais, aniversário ou Natal, ele sente o trator da saudades abrir o seu peito. Uma dor que nunca cala."
Mariana é uma menina cheia de vida. Alegre, curiosa e estudiosa, gosta de explorar tudo ao seu redor e adora aprender. Seu pequeno mundo se vê ameaçado quando seu pai toma uma grande decisão e Mariana entende, com muito custo, que amadurecer significa abandonar coisas.
Prestes a mudar para sempre a sua história, Mariana muda-se para Mariana, cidade sede da grande tragédia em 2015, e recomeça sua nova história com grandes descobertas. Na nova vida, Mariana tem que lidar com todas as coisas que vão chegando, o primeiro dia de aula, os amigos, professores, casa e vizinhos, os primeiros problemas, os antigos e os novos amores. A pequena sonhadora começa a se adaptar a tudo isso e seus antigos sonhos dão sinais de se tornar realidade como conhecer o mar, por exemplo, mas o mar que Mariana não esperava enfrentar era a lama. Um mar forte, devastador e certeiro de lama que invadiu sua vida.
"Naquele dia Mariana conheceu a força de um mar. Não aquele mar límpido, de águas cristalinas e ondas, mas um mar de lama, a levar tudo o que estivesse em seu caminho. Vidas, amores, memórias, tudo era destruído."
Lindo, singelo e emocionante!
Já conhecia a escrita de Ana Rapha em "A Lua que eu te dei" que deixou saudades com seus pequeninos Bebel e Luan, mas foi em Mariana que tive mais certeza ainda do talento da escritora.
Acredito que o que faz de um livro bom não são a quantidade de páginas, o gênero escolhido ou se há ou não história de amor, mais ação do que diálogo, entre outras coisas que já vi sendo usadas para caracterizar uma boa obra. O que faz de um livro bom, na minha humilde opinião, é o nosso termômetro interno. Mexeu com você? Tocou seu coração? Então pronto! Não importa o quanto a crítica diga que é ruim.
Eu sempre disse aqui no blog que Infantojuvenil não está na minha lista de favoritos, mas Ana Rapha está. Ela tem uma escrita leve, um jeito carismático de cativar o leitor e fazer com que, mesmo que ela escreva quatrocentas páginas, sintamos que passou rápido.
Narrado em terceira pessoa com enfoque na vida de Mariana, o livro tem muito mais nas entrelinhas. Conta mais que a história de uma única pré-adolescente, mostra a história de todas as Marianas, Joãos, Anas, Paulos e seus familiares sobrevivente e perdidos de uma tragédia de comoção internacional. Ana contou todo o processo de forma singela sob a visão de Mariana, pois acredito (um achismo rs) que a ideia da autora não era só mostrar a tragédia em si, a dor, a perda, a marca que ficará eternamente na memória de quem vivenciou, mas também a esperança, a humanidade, a fé na vida e no recomeço. Muitas pessoas perderam tudo nesta tragédia, casa, pertences, fotos, lembranças, entes queridos, mas ainda sim com toda a dor não perderam a vida e a fé. Uma grande lição para todos nós.
"Na desgraça, não há vez para a beleza nem para a altivez. Todos são iguais. Não há nome, sobrenome ou endereço que mude aquela situação. São todos humanos, apenas humanos."
"Na desgraça, não há vez para a beleza nem para a altivez. Todos são iguais. Não há nome, sobrenome ou endereço que mude aquela situação. São todos humanos, apenas humanos."
Deixo aqui os meus parabéns a autora e esta resenha como indicação deste super livro curtinho e rápido de ler, mas que deixa uma lição extensa, pra vida toda.
Espero que tenham gostado :)
Deixem seus comentários.
Super beijo,
Juliana Lima.
Deixem seus comentários.
Super beijo,
Juliana Lima.
Esse livro parece ser lindo!
ResponderExcluirQue bom que tem escritoras brasileiras talentosas!
Bjoo
Tiemi
RoseBoxBlog
É sim Rose.
ExcluirNos faz pesar em como todos os sobreviventes tiveram que recomeçar :)
Obrigada pela visita.
Beijos
Ah já To seguindo tb!
ResponderExcluirAdorei a indicação Juh!
ResponderExcluirNão conhecia a autora e fico feliz em conhecer uma história contada com nossa realidade.
Adorei!
bjOO
Blog Breshopping da Dany
SORTEIOS Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
Instagram: @breshopping_da_dany
Twitter: @brechodanylins
É uma linda história mesmo Dany :)
ExcluirObrigada pela visita e seja sempre bem-vinda!
Beijos
Parece ser lindo o livro, gosto bastante e histórias assim! Beijos
ResponderExcluirwww.achatadebatom.blogspot.com
É lindo sim Cristiana!
ExcluirUma história singela que mostra a superação :)
Obrigada pela visita,
Abraços
Resenha maravilhosa amei a dica do livro não conhecia
ResponderExcluirBlog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM
Obrigada! Super feliz com seu comentário e com sua visita :)
ExcluirBeijos
Parece um livro muito bom de se ler. Melhor ainda por ser de uma autora brasileira e falando sobre um assunto que aconteceu e que mudou tantas vidas. Bjus!
ResponderExcluirgalerafashion.com
Sim Adriana! Concordo com você :)
ExcluirFico feliz em saber que a literatura nacional está crescendo tanto :)
Super Beijo.
Gostei da proposta do livro, parece ser lindo mesmo. Me identifiquei um pouco com a personagem, também cresci em Minas em uma cidade pequena em meio a natureza. Beijos
ResponderExcluirCharme-se
Sim é um Infantojuvenil singelo e cheio de ensinamentos.
ExcluirObrigada pela visita e um bjão pra Minas rs :)
Não conhecia a autora e nem os livros mas, adorei a resenha e me deu vontade de comprar para ler. :)
ResponderExcluirUm beijo,
www.purestyle.com.br
Leia Fernanda! Você vai gostar muito de Mariana :)
ExcluirObrigada pela visita.
Esse livro parece ser um amor, já vai entrar na minha lista.
ResponderExcluirBeijos
lolamantovani.blogspot.com.br
É mesmo... não é o meu subgênero favorito, mas a Ana consegue nos prender na leitura e sua obra fica curtinha perto do nosso entusiasmo.
ExcluirBeijos.
Adoro vir aqui por me a par desta parte que ando a descurar um pouco . Beijinhos
ResponderExcluirelisaumarapariganormal.blogspot.pt
Obrigada Elisa!
ExcluirFico feliz com as suas visitas rs.
Beijos
É um lindo livro Isa :)
ResponderExcluir