Publicação
Olá Pessoal!
A continuação do nosso Confabulando sobre Mercado Editorial de hoje é a Publicação.
Para ver os posts anteriores clique abaixo↓
Ao longo dos posts, vocês lerão comentários de grandes profissionais que já passaram por este processo.
Muito obrigada pela participação de vocês!
♥ Evy Maciel, escritora independente pela Amazon e com o livro O que acontece em Vegas fica em Vegas lançado pela editora Qualis.
♥ Lívia Messias autora do livro O Vestido de Trinta Rosas , publicação independente.
Vamos Lá!
♥ Publicação
Depois de tudo pronto com a criação é hora da publicação e essa pode ser feita de várias formas:
♥ Publicação Tradicional:
O autor envia o original para a editora e acontece como no post anterior. Original aceito, a editora trabalha com todo o processo de editoração para que o livro esteja lapidado e pronto para a publicação. A editora arca com todos os custos de publicação e distribuição, o autor recebe um percentual que pode variar entre 5 a 10% sobre o valor da capa.
♥ Publicação Paga:
O autor analisa as propostas de publicação da editora e, em algumas editoras, tem a opção de escolher um pacote e receber uma assessoria. Em muitos pacotes, dependendo da editora, o autor pode escolher o tipo de papel que será utilizado, orelha, verniz na capa, acabamento, entre outras opções. Recebe alguns livros de cortesia e pode comprar mais exemplares do seu livro direto com a editora obtendo desconto. Seu percentual varia de 5 a 20% sobre o valor da capa dependendo do pacote escolhido.
Exemplo: Editora Arwen ↓
♥ Autopublicação:
Na auto publicação, o autor é o único responsável pela criação, editoração (que pode ser feita por uma empresa especializada), publicação (que pode ser em uma plataforma digital ou de forma independente) e divulgação da sua obra.
1 - Independente:
O autor procura uma gráfica ou empresa especializada e paga um pacote para a impressão de uma tiragem. Dessa forma, ele tem uma quantidade "x" de livros para fazer o que quiser, vender ou doar para divulgação em parceiras com blogs, sites, outros autores, tarde de autógrafos, etc.
"Mediante
ao cenário atual a publicação independente é um bom caminho com relação a uma
editora dessas que não te dá o devido suporte ou que não investe em marketing e
divulgação. O cenário literário brasileiro é muito competitivo. Temos autores muito bons e ainda precisamos lutar contra o preconceito às obras nacionais.
O problema da produção independente é que a maioria dos autores iniciantes não
tem muita noção sobre o passo a passo de uma publicação e da produção do livro
e se não for bem assessorado acaba por se perder. Eu tive a sorte de no meu
primeiro livro conhecer uma profissional muito competente que me orientou e
ajudou a produzir meu livro de poesias e fiquei muito feliz com o resultado. Eu
só queria abrir aqui um parêntese. Algumas pessoas acham demérito a publicação
independente ou quem paga para ser publicado e neste ponto, queria dizer que
muitos livros que surgem desta forma revelam ótimos escritores que por acaso,
nunca tiveram outra oportunidade de se lançarem no mercado. Tem coisa boa e
ruim dos dois lados, inclusive entre as grandes editoras. Devemos dar crédito e
oportunidade para todos os tipos de autores e não ficar apenas refém do que os
grandes selos nos oferecem, mercadologicamente falando. Se não houver marketing
envolvido a produção independente acaba sendo a mesma coisa do que publicar por
uma editora pequena, na minha humilde visão."
Marcio Muniz.
"A publicação independente é bem
isso mesmo: independente. Você tem a opção de:
1) Enviar
seu original para uma grande editora e aguardar a resposta (que poderá vir ou
não);
2) Contratar uma editora de pequeno porte e arcar
com parte dos custos ou 100% deles;
3) Produzir seus exemplares numa gráfica
especializada em livros.
A diferença dessas três opções se
dará nas vendas e distribuição, tendo pontos positivos e negativos. Os
positivos é que uma grande editora tem como distribuir seu trabalho em todo o
Brasil, mas você terá entre 10% a 15% das vendas de sua obra. O mesmo caso para
uma pequena editora que não terá como distribuir sua obra para todo o Brasil e
ainda te cobrará grande parte da porcentagem de vendas. Já o ponto negativo da
publicação independente é essa dificuldade na distribuição, porém você tem uma
margem de lucro bem maior. Cabe ao autor decidir o que cai melhor para si."
Lívia Messias
2 - Plataformas digitais:
O autor hospeda seu livro em formato digital em uma plataforma gratuita e gerencia a venda, podendo optar por até 70% dos direitos sobre e-book vendido.
As melhores plataformas digitais:
Creative Book Builder
Livrorama
Perse
Book Creator
Clube de Autores
Livros Digitais
Widbook
Exemplo: Kindle Direct Publishing ↓
Autores e blogueiros versus E-book ↓
"Não é que existe um preconceito. Eu acho que é mais pelo fato de que a maioria dos
apaixonados por livros querem toca-lo, sentir o cheiro do papel, a textura das
páginas, colecionar livros. Por isso este apego ao livro físico, mas creio que
com o avanço das mídias, barateamento dos leitores digitais e com o público em
geral se acostumando ao ato da leitura em plataformas digitais como o Wattpad,
isto tende a diminuir naturalmente ao longo do tempo, ainda que eu ache que a
paixão pelo livro físico não vá se apagar ao menos a médio prazo."
Marcio Muniz.
3 - Campanha de Financiamento Coletivo
Alguns sites são responsáveis por hospedar campanhas que o autor mesmo cria para que seu amigos e interessados o ajudem a bancar seu projeto, o famoso Crowdfunding. É uma espécie de "vaquinha" aonde todos contribuem para que o projeto seja lançado, se alcançar a quantia no prazo estipulado . O contribuinte pode receber brindes do autor, por sua contribuição.
Abaixo a lista dos sites mais comentados
Bookstart
Catarse
Kickante
Indiegogo
Vakinha
Juntos.com.vc
Idea.me
Exemplo: Bookstart ↓
"Hoje infelizmente temos algumas editoras que no fundo nem editoras são,
elas mais parecem gráficas que pegam seu dinheiro e “jogam” você e seu livro no
meio dos tubarões. Na verdade, o processo de produção de um livro quando se tem
o devido suporte, além de ser a realização de um sonho, é o maior barato, mas
acho que isso a maioria de nós não enxerga de cara. A gente por ansiedade quer
lançar o livro e pronto.
Contudo, trabalhar na produção do seu livro desde a
concepção, escolha da capa, diagramação, etc., tem um sabor todo especial. É
exatamente este suporte, este apoio e este cuidado para com o autor que faltam
em muitas editoras."
Márcio Muniz
Espero que tenham gostado e não percam a continuação.
Mil Beijos,
Juliana Lima.
Muito bom poder participar e poder colaborar com o blog e outros colegas escritores.
ResponderExcluirÓtimos esclarecimentos!
ResponderExcluirParabéns pelo post.
Beijo
https://estante-da-ale.blogspot.com.br/